quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Novos materiais de Aritmética

Olá! Já estão disponíveis novos materiais de Aritmética - MA14, incluindo a AV1 e seu gabarito.
Beijocas matemáticas!!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

PROFMAT/CPII - Aritmética 2016 - Algoritmo de Euclides

Já estão disponíveis os slides do PROFMAT/CPII - Aritmética 2016 - Aula 5: Algoritmo de Euclides.
Abraços matemáticos!!!

Substituição da Aula 4 - Representação dos Números Inteiros

Queridinhos, devido aos inúmeros erros encontrados nas transparências da Aula 4 - Representação dos Números Inteiros, acabei de fazer a subtituição da mesma. Por favor confiram e salvem esse novo arquivo. Se ainda assim persistirem os erros, agradeço enormemente a sinalização.
Abraços matemáticos!!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Quando o dia é igual a noite!!!

    Já parou para pensar que no verão os dias são mais longos que a noite, enquanto que no inverno temos dias mais curtos? Isso se deve ao eixo de rotação da Terra inclinado em aproximadamente 23,5° em relação ao seu eixo longitudinal imaginário.


    Em duas ocasiões do ano o dia e a noite possuem a mesma duração. Essas ocasiões ocorrem na transição do inverno para a primavera e na transição do verão para o outono, chamadas de equinócios.
    Ontem, dia 21 de setembro, foi o nosso equinócio da primavera, que marca o início dessa estação.
A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e noite duram o mesmo tempo. Em 20 de março teremos o equinócio de outono.

    Esse vídeo ajuda bastante na compreensão desse fato.


    E o que a Trigonometria tem a ver com isso?

    O fato é que a duração de horas do dia pode ser descrita por uma função do tipo trigonométrica:




    Nessa expressão h representa a quantidade de horas de duração do dia, em função do número x de dias passados desde 21 de dezembro de 2015. As constantes A e B dependem da duração do dia nos solstícios de verão e de inverno, datas do ano com dias de maior e menor duração respectivamente. Dessa forma essas constantes dependem também das coordenadas geográficas da localidade em questão.

    Com o auxílio da KStars obtemos para o Rio de Janeiro:


. Solstício de verão (21.12.2015): dia com 13 horas e 30 minutos de duração



. Solstício de inverno (20.06.2016): dia com 10 horas e 45 minutos de duração


    Assim obtemos  e .

    Dessa forma a função que determina a duração de horas do dia no Rio de Janeiro é dada por


 

cujo gráfico, plotado com o Geogebra, está abaixo


quarta-feira, 14 de setembro de 2016

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Recomeço!!!

Nesse novo recomeço, mesmo após quase 20 anos de magistério, aquela mesma sensação de tremor de pernas, letra e coração. Isso sem falar na voz falha e garganta sentida que carrego agora.
Ah mas o que representa tudo isso para mim: a certeza que eu faço o que amo!!! Mais uma vez muito obrigada a todos os chuchuzinhos por me permitirem fazer parte de suas vidas. E muito obrigada por fazerem parte desse recomeço!!!
Um recomeço carregado de carinho!!!
Beijocas matemáticas!!!

Muito importante: Faltou uma. Na segunda tiramos antes da aula!!!


segunda-feira, 25 de julho de 2016

Sobre mim

Meu nome é Luciana Martino e hoje trabalho no Colégio Pedro II, escola que eu aprendi a respeitar e valorizar. Tenho grandes amigos por lá!!!
Só estudei em duas escolas durante toda minha vida, Escola Madre Nazarena Majone e Colégio Marista São José. Nas duas sempre fui a CDF, jamais tendo sequer ficado em prova final em nenhuma matéria. Não que eu tenha sido ou seja uma assumidade de inteligência, mas o fato é que esse rótulo retrata o meu comprometimento e persistência com os estudos.
Sempre gostei de Matemática, e de tantas outras matérias (quase fiz Educação Física!!!)... Entretanto, à luz do advento dos computadores pessoais, que começavam a aparecer, prestei vestibular para Ciência da Computação na UFRJ, tendo passado, que seja dito com ressalvas, na reclassificação (como assim? não era CDF?) para Estatística. Conversas com colegas de curso me revelaram a Licenciatura em Matemática, e desse mundo nunca mais saí, e nem pretendo!!!
Meu caminho seguiu com um mestrado em Matemática Aplicada na UFRJ e um doutorado em Modelagem Computacional (computação, o eterno retorno!!!) no Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC.
Sobre esse lugar um adendo: mudou a minha vida. Lá, e apenas lá, conheci a Matemática como Ciência, resgatei meus estudos pelas outras tantas matérias que gostava e pude mais uma vez, e de forma exaustiva, exercer minha persistência com os estudos.
Continuo caminhando, agora na esperança de despertar no coração dos jovens soldados da ciência, com os quais voltarei em breve a encontrar todos os dias, a paixão por essa que me faz viva: a MATEMÁTICA!!!
Esse blog tem esse objetivo: fazê-los apaixonar!!! Espero que gostem!!!
Abraços matemáticos!!!

domingo, 24 de julho de 2016

O oportunismo de nossa criação

"O significado prático da Matemática como disciplina não é que ela nos possibilita resolver todas as questões com regras e rigor objetivamentte lógicos, absolutos e duradouros; pelo contrário, ela nos permite manusear problemas com flexibilidade prática e oportunista.
...
Afinal, a Matemática é uma disciplina criada pelo homem."
John von Neumann

quarta-feira, 20 de julho de 2016

A Matemática e Nietzsche

"Matemática - Nós queremos, tanto quanto seja possível, introduzir em todas as ciências a sutileza e a severidade das matemáticas, sem que imaginemos que com isso chegaremos a conhecer as coisas, mas somente determinar nossas relações humanas com as coisas. A matemática é simplesmente o meio da ciência geral e última dos homens."
Nietzsche - A Gaia Ciência